Tratamento de canal ou endodontia
Para
entender melhor o que vai ser explicado sobre processo do tratamento é
interessante saber como é a anatomia do dente.
O esmalte a parte externa sempre visível é a parte mais dura.Abaixo
do esmalte vem uma camada menos resistente a dentina e por fim ,bem no centro o tecido mole
chamado polpa.Esta polpa tem vasos sanquineos e nervos .A gengiva contorna o
elemento dental na parte de cima e na parte de baixo fica o osso que serve de
suporte.
A polpa
preenche todo o meio do dente indo até a ponta tendo a função de formar o dente
propriamente dito mas depois de terminado não terá mais funçao podendo ser
retirada , quando necessário sem prejuízo algum.
Quando um
dente quebra ou tem uma carie que aprofundou muito chegando no “nervo” do dente
acontece a morte desse nervo . com isso o a parte interna da raiz infecciona levando o dente a doer . Nestes
casos a restauração já não resolve sendo necessário o tratamento de canal .
O tratamento
de canal consiste em retirar a parte que
esta morta , desinfectar a parte interna da raiz e preencher esta parte para evitar futuros problemas.Em resumo
, alem de cuidar da dor também evita a perda .
Há muito
tempo atrás , qualquer problema de dor era motivo para extração de dentes
principalmente por falta de instrução das pessoas.
Hoje em dia
todos sabem da importância de cada dente e s interessam muito para a manutenção
de cada um deles.Depois do tratamento o dente continua a ter a mesma função de
antes, sendo necessário a restauração dele
em casos de pequena parte perdida ou , se for uma perda maior o procedimento é
completar com uma coroa .
O tratamento pode precisar de mais uma seção sento
feito um curativo durante uns dias entre uma troca e outra .Se necessário serão
´rescritos medicamentos para auxiliar no tratamento ficando mais eficaz a
eliminação e morte das bactérias. mortas .Quando completamente resolvido o
problema da dor e infecção , poderá ser finalizado o canal .
O
preenchimento do espaço vazio, antes ocupado pelo nervo é feito com um produto
que vai isolar a ponta da raiz da parte de cima na coroa diminuindo as chances de uma possível contaminação
futura.
Imediatamente
após esta etapa pode haver uma pequena dor temporária e você pode tomar um analgésico
aliviando esse desconforto
È preciso
estar atendo aos dentes pois nem sempre
um dente que necessita o tratameno da raiz tem o sintoma da dor .em alguns
casos a progressão da carie é lenta e pode não dar nenhum aviso, nao doer , ou
tem situações que o dente até incomoda mas pouco e o paciente não se da conta
de que é um sinal para o tratamento . o que
é recomendado pelos dentistas é , alem de uma visita periódica , quando
perceber qualquer sensação diferente
fazer uma visita para descobrir o que pode ser .
É bom saber
que mesmo não acontecendo um incomodo maior o problema pode ser maior do que se
pensa. A carie trás junto com ela muitas bactérias que alem de matar o nervo
leva também a a uma infecção que se não tratada pode trazer complicações tanto
para o organismo todo quanto também para o local . Uma inflamação que de
principio esta contida apenas na parte interna da raiz pode aumentar e levar a
um edema com a formação de um abscesso. Tem casos que esta inflamação aumenta
em um nível que chega até a poder vazar para fora.
Outra situação
que ocorre seria essa inflamação se tornar crônica levando á destruição do osso
e da raiz .
Como saber
se o tratamento de canal é realmente necessário?
>Para
esta resposta só mesmo procurando o
profissonal de sua confiança .Mas há indícios de que há essa
necessidade.
>Dor de
dente mais forte
>Dor sem
causa aparente, sem você estar se alimentando nem bebendo nada .
>Sensibilidade
prolongada demorando algum tempo pra
passar ou passando apenas com medicação
>Dor em
resposta a temperaturas quente ou fria
>Escurecimento
do dente mesmo sem ter cárie
>Inchaço
na posição que se encontra a ponta da raiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário